Quem Sou
Sebastião Matsinhe, é Moçambicano, nasceu no dia 24 de Fevereiro de 1967 em Cambine, Província de Inhambane e veio a crescer na Cidade de Lourenço Marques (hoje Cidade de Maputo), capital de Moçambique, onde frequentou a instrução primária, Secundária e em 1992 conclui o nivel médio, na secção de letras com Matemática, no antigo sistema nacional de educação.
O desporto foi o primeiro amor de Sebastião. Praticou ginástica, basquetebol e atletismo, primeiro como aluno, e mais tarde como federado do Clube de Desportos da Costa do Sol de Maputo. O seu talento foi rapidamente reconhecido e em 1984, foi selecionado para participar no Primeiro Campeonato Nacional de Atletismo de Juniores, na Cidade da Beira. Infelizmente, em 1985, a sua prometodora carreira teve um fim prematuro quando lhe foi diagnosticado uma condição médica grave que o forçou a abandonar o atletismo. Matsinhe, atravez da junta medica e com apoio do seu clube, Costa do Sol e do Sport de Lisboa & Benfica, mudou-se para a África do Sul (Durban) e depois a Portugal (Lisboa) para receber tratamento médico.
Sebastião Matsinhe, com o seu amigo Eusébio da Silva Fereira,
junto da estatua do próprio Pantera Negra, no Estádio da Luz,
em Lisboa – Portugal / Setembro 2009.
Depois de estar hospitalizado duranre três anos aproximadamente, regressa à escola Secundária Josina Machel para dar continuidade com os estudos, na setima classe. Faz secção de letras com Matemática da decima e decima segunda classes na Escola Secundária Frâncisco Manyanga, em Maputo, onde conclui o nivel medio, em 1992.
Entretanto, os seus professores e amigos que conheciam o seu talento de dezenhar, o convenceram a seguir e desenvolver a sua forma de desenhar e pintar. Assim, já nas artes plasticas, finalmente encara a careia artistia numa primeia como autodidata, desenhando e pintando. Em 1997 inicia a expor as suas criações artisticas publicamente, em Cambine, Provincia de Inhambane.
Em 2001, depois de apresentar três exposições individuais e com sucesso em Moçambique, se desloca à Cape Town, onde matricula-se na Universidade de Cabo Ocidental (University of the Western Cape), na República da África do Sul. Em 2005 tendo concluido BA: Bacharel em Artes;
Graduação de Sebastião Matsinhe, como Mestre de Artes/
Fotográfia de: Rui Assubuji/ 2012.
Importa realçar que em Setembro de 2004 num Festival Internacional de Artes e Cultura, realizado na UWC, em Bellville em Cape Town, Matsinhe, é agraciado com uma menção honrosa. No ano de 2007 continua com os estudos na UWC, onde conclui com éxito a sua Licenciatura em Artes e gradua em BA-Hons (Antropologia e Estudos da Mulher e Género). Depois, qualifica-se para seguir o curso de Mestrado de Artes e tendo concluido em 2011 e graduado em 2012 como MA(Antropologia Cultural).